Abapa, Aiba e Prefeitura de São Desidério firmam acordo para recuperação de nascentes

A recuperação de nascentes localizadas em 11 comunidades rurais do município de São Desidério (BA), foi confirmada por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação de Agricultores e  Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Prefeitura daquele município. O evento, realizado na quinta-feira (4), reuniu o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, da Aiba, Celestino Zanella, o prefeito José Carlos de Carvalho e o secretário de meio ambiente, Joacy Ferreira de Carvalho.

A parceria prevê a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP’s), em mais de 80 hectares com um perímetro de 17.870 metros que abrange as nascentes localizadas nas comunidades de Alegre da Pontezinha, Cabeceira do Salto, Alegre, Conceição de Baixo, Marias, Boqueirão do Palmeiral, Estiva, Canabravão, João Rodrigues, Baixa Bonita e Pindaíba, conforme cronograma previamente estabelecido.

“Fizemos um estudo nas comunidades que serão atendidas pela recuperação para levantar os principais fatores causadores da degradação, e ficou confirmado durante nossas visitas que o pisoteio pelo gado e o assoreamento são os responsáveis. A parceria com a Abapa garantirá o aporte financeiro para executarmos o projeto, e, em contrapartida, a Prefeitura garantirá a mão de obra especializada para execução, acompanhamento, além do estudo técnico”, explicou o secretário Joacy Carvalho.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Busato, outras parcerias entre a associação e prefeituras do oeste da Bahia estão programadas para este ano que se inicia. “Além de São Desidério, vamos trabalhar em conjunto com Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Correntina, a princípio. Como a essência do Programa Patrulha Mecanizada mantido pela Abapa, é a recuperação de estradas e de nossos rios, vamos utilizar nossas máquinas para a preservação dos mananciais da região e melhoria das nossas vias”, disse.

A área de Preservação Permanente prevista no acordo de cooperação técnica compreende nascentes dos afluentes do rio São Desiderio, Guará, Boa Sorte e bacia do Rio Grande.

Recuperação de estrada – Durante o encontro, os presidentes das duas associações apresentaram ao prefeito de São Desidério a proposta inicial para uma nova parceria com foco na pavimentação asfáltica dos 33km da Rodovia da Soja, naquele município, importante via de escoamento da produção agrícola.

Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o investimento em asfalto será uma realidade que as associações colocarão em prática nas diversas estradas vicinais do oeste baiano. “Nós temos que fazer, estamos planejando e o nosso foco além das manutenções que já realizamos com recursos do Prodeagro, agora será o asfalto”, disse. Com base no projeto entregue ao prefeito, um novo encontro será agendado para discutir o assunto com maior aprofundamento.

Assessoria de Imprensa Abapa.

Publicidade